Os significados atribuídos aos produtos de moda, promovidos por meio dacomunicação mercadológica são vários: personalidade, status, conforto, prazer, atitude e design. Entretanto, a moda é, na verdade, muito subjetiva. Uma espécie de carteira de identidade de determinada pessoa ou de determinado grupo, predominante durante certo período em determinada região. Mesmo aqueles que afirmam jamais segui-la de perto, consomem pelo menos dois de seus mais badalados produtos — jeans e camisetas.
Em minha dissertação de mestrado, Jeans - um símbolo da cultura jovem, aceitei o desafio, proposto pela banca examinadora da qualificação, de investigar se todas as tribos vestem jeans e conclui que:"A calça jeans é um meio de propaganda por excelência, já que ela se configuracomo uma peça importante na caracterização e divulgação de diversos grupos sociais.
Graças ao seu potencial de criar uma identificação única para aqueles que vestemdeterminada influência, ela consegue potencializar os padrões que diferenciarão uma tribo da outra, como podemos constatar, os jeans dos rockers têm lavagem escura e as barras viradas para cima; os jeans dos skinheads possuem corte tradicional e botões para uso dos suspensórios; os jeans dos hippies se caracterizam pelos trabalhos artesanais como inserção de patches (remendos) e bordados, além das mensagens e símbolos para os quais ele servia de tela; os jeans dos punks têm uma estética mais agressiva, com vários rasgos, puídos, rebites e alfinetes; o jeans dos yuppies tem estética limpa e etiqueta de grife estampada; os jeans dos b-boys são mais volumosos e mais soltos, permitem maior liberdade de movimentos do corpo.
Mestre em Comunicação Mídia e Cultura (UNIMAR – 2007), especialista em Administração de Marketing (INPG – 1998) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNILAGO – 1994).
Técnica em Criação e Estilo (Studio Berçot-MARIE RUCKI, 1997, e Centro de Educação em Moda - SENAC, 1998).
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